sábado, 30 de agosto de 2014

Vanessa 22 de agoto

O acompanhamento das aulas foi feito com grande expectativa, pois, esta semana teria as apresentações sobre migração. 
No 3º ano G as apresentações foram bem diversificadas: um grupo apresentou um jornal sobre os Boias-Frias e uma música (que vou postar aqui), outro grupo trouxe como estudo de caso a Imigração dos Haitianos e um terceiro grupo fez uma apresentação conceitual. As outras equipes apresentarão na próxima aula. 
No 3º ano H as apresentações foram prejudicadas pelo grande número de ausências. A equipe cujo tema era Êxodo Rural trouxe como estudo de caso uma apresentação teatral sobre uma família que deixou o campo em busca de melhorias, a equipe com o tema Migração Pendular apesentou com dois componentes e confundiu o tema, o grupo que apresentou Imigração trouxe cartazes com dados estatísticos mas, não citou durante a apresentação e o grupo com o tema Migração Urbana/Urbana trouxe dados do IBGE. Como as equipes tinham poucos integrantes as apresentações foram rápidas. A professora Graça e eu aproveitamos o resto do horário para falar sobre as faltas, o não comprometimento com a escola e a importância desta atividade tanto para os alunos que pretendem ingressar na faculdade e aqueles que vão fazer seleções para empregos.
No 3º ano I muitos alunos nem sabiam em que grupo estavam e não houve voluntários para as apresentações. Solucionamos este problema com um sorteio. As equipes sorteadas em ordem de apresentação foram: Migração Pendular, Imigração e Migração Urbana/Urbana. O primeiro grupo utilizou conceitos dados no glossário do início da unidade, trouxeram um tipo de migração pendular muito comum na atualidade (fluxo diário na hora do almoço - pessoas que trabalham numa cidade e almoçam em outra: Salvador x Lauro de Freitas) e trouxeram como estudo de caso um artigo. O segundo grupo fez uma apresentação baseada num levantamento histórico sobre a imigração no Brasil. O grupo que apresentou a migração Urbana/Urbana citou como exemplo o filme Os filhos de Francisco e trouxeram como estudo de caso um artigo. Este último grupo estava visivelmente despreparados.
Em todas as turmas, no final de cada apresentação, a professora Graça e eu avaliávamos as apresentações. O que percebemos foi a confusão entre os tipos de migração, um pouco de desorganização em algumas equipes e a dificuldade em apresentar temas próximos a realidade que os alunos estavam inseridos.
Como o 3º ano de Música estava atrasado em comparação com as outras turmas, a professora Graça explicou o assunto Fluxo Migratório e passou a atividade avaliativa sobre este assunto (as apresentações dos tipos de migração). Nesta aula os alunos de Música participaram ativamente. Trazendo exemplos de migração e tirando dúvidas. As apresentações ficaram para a próxima semana. 

0 comentários:

Postar um comentário