Sobre orientação da Profª Ana Preve, combinamos durante a semana em construir uma metodologia de trabalho com os alunos na horta da escola. A atividade aconteceu na quinta-feira, durante as aulas de agroecologia que os bolsistas Pibid da UDESC desenvolvem. Convivi e troquei muitas informações com Moriel Cabral, ele estuda agroecologia e educação e foram muitos os assuntos a serem discutidos ao longo da semana. Conheci as outras bolsistas do projeto, a Marina e a Mariama. Juntos eles desenvolvem os trabalhos na horta da escola, sempre com a presença dos alunos e casualmente alguns professores. Conforme Ana me pediu, elaborei duas oficinas a serem realizadas na Horta da escola. A primeira oficina foi: Manejo e correção do solo e Plantio de pimentas da Bahia. A segunda Oficina foi a construção de mosaicos com o uso de resíduos de construção civil (restos de azulejo). Vejamos como foram essas atividades:
Manejo e correção do solo e Plantio de pimentas da Bahia.
Devido o solo da horta possuir escassez de nutrientes sobretudo no inverno, as plantas tem se desenvolvido pouco, na oficina demonstramos os tipos de solo presentes na horta para os alunos e depois adicionamos biofertilizantes orgânicos ( farinha de osso e torta de mamona) para a cobertura da horta e o Plantio das Pimentas.
Manejo e correção do solo e Plantio de pimentas da Bahia.
Devido o solo da horta possuir escassez de nutrientes sobretudo no inverno, as plantas tem se desenvolvido pouco, na oficina demonstramos os tipos de solo presentes na horta para os alunos e depois adicionamos biofertilizantes orgânicos ( farinha de osso e torta de mamona) para a cobertura da horta e o Plantio das Pimentas.

O contato com a terra, o manejo do solo, foi uma experiência que os alunos vivenciaram e aproveitaram ao ponto de que o aprendizado aconteceu dentro da dinâmica da oficina. A leitura dos rótulos nas embalagens dos biofertilizantes assim com a noção de que se faz necessário entendermos as necessidades da natureza antes da intervenção, foram alguns pontos notados na atividade prática que proporcionou muita discussão a cerca da agroecologia, da importância de se utilizar apenas fertlilizantes orgânicos, o mal dos agrotóxicos, e as características dos solos que ali se apresentavam. Por fim, realizamos o plantio das sementes de Pimenta Malagueta (baiana) na sementeira. Cada aluno ficou responsável pelo desenvolvimento de sua muda de pimenta assim como o seu posterior plantio. A energia positiva esteve presente na manhã de sol da hortinha da escola Simão Hess.
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