Nesta quinta, as turmas do 1º ano vespertino - K, J e L, participaram de um Jogo de Perguntas e Respostas com os conceitos solicitados pela Professora na semana anterior. Vale lembrar que, apenas a turma K tem aulas germinadas, as demais são fracionadas e ocorrem às quartas. Assim sendo, parte da rotina escolar das turmas J e L não constam no relato, embora a professora sempre converse e mostre o que foi realizado com esses alunos.
O jogo era simples, foram enumerados no quadro dez posições, correspondentes a cada pergunta, e 6 posições ocupadas cada um, por um grupo de 3 ou 4 alunos, dependendo do número de alunos da turma. Em seguida, a professora distribuiu um papel em branco, onde o grupo iria responder as perguntas, de acordo com as dicas dadas. As perguntas foram elaboradas de acordo com os conceitos trabalhados na semana anterior, desse modo, os grupos que estudassem mais os temas, ganharia a ''competição''. Visando a cooperação entre os alunos e até pra dar mais dinâmica ao jogo, foram formados grupos de 3 ou 4, conforme já dito acima.
O jogo transcorreu de forma bastante descontraída, com a participação efetiva de todos os alunos. Ao final da atividade, foram atribuídas diferentes pontuações, de acordo com o numero de acertos, a turma K, foi a turma em que houve o maior numero de acerto entre os grupos, e o menor índice ficou com a J. Depois da aula, já na sala dos professores, a professora e eu fizemos algumas observações sobre o desempenho das turmas e tentamos identificar as possíveis causas que explicasse o porque da turma J ter errado tanto. Algumas hipóteses foram levantadas, como por exemplo, é uma das maiores turmas de 1º ano da escola, a frequência dos alunos é baixa - vão numa semana e ficam duas sem frequentar; são mais dispersos, não gostam/querem fazer uso do livo, enfim, algumas hipóteses. A partir daí, ficamos - a professora e eu, sensibilizados a conversar mais com a turma, levar outros instrumentos de aprendizado e fiscalizar mais o cumprimento e frequencia das atividades/aulas.
Ainda nesse dia, recebemos uma aluna matriculada desde o início do ano letivo que nunca tinha frequentado as aulas de Geografia. Percebia-se claramente que a aluna estava deslocada, ofereci ajuda com os conteudos atrasados e pedi que ele passasse a frequentar mais as aulas, o que não aconteceu na semana seguinte.
0 comentários:
Postar um comentário