segunda-feira, 25 de agosto de 2014

A experiência na escola Simão Hess - Florianópolis 2ª Parte

Dando continuidade as oficinas de agroecologia na Escola Simão Hess, Florianópolis-SC, durante a tarde de quinta-feira (14/08) propomos aos alunos que fizéssemos um trabalho de reutilização com os resíduos existentes da Horta de maneira lúdica e bem artística. A ideia era a construção de mosaicos com os restos de azulejo da Horta.

Oficina de Arte - Reutilizando azulejos para a construção de mosaicos.

Ao longo do planejamento das atividades práticas a serem desenvolvidas na escola, conversei com Moriel, bolsista pibid e ele me falou sobre a necessidade de desenvolver atividades que influenciasse a relação de pertencimento entre os alunos e a horta da escola, e que, assim os alunos entendessem a lógica de ter aula ao ar livre, com base em práticas que envolvem ludicidade, sensibilização e trabalho prático. Pensei em poder unir esse objetivo com a resolução de um problema ambiental presente na horta que era a presença de resíduos de construção civil espalhados no espaço. A ideia foi utiliza-los como recurso a construção de mosaicos na parede da escola na horta. Para fixa-los na parede utilizamos uma massa de rejunte doada a escola por um trabalhador que conheci na cidade e que me explicava aonde que eu conseguiria comprar porém quando soube para qual finalidade seria decidiu doar o material a escola.

O resultado da oficina foi muito interessante, a atenção a atividade, a cooperação entre os alunos e a criatividade que veio a tona com as obras de arte ali construídas foram alguns aspectos positivos observados. Explicamos a todo tempo, a relação de amor e cuidado necessária para a Horta se desenvolver, e que a paisagem é um importante fator de demonstração do carinho e do cuidado deles com o espaço.

0 comentários:

Postar um comentário