terça-feira, 12 de agosto de 2014

Crisângelo 07.08 " [...] Que legal, vou comprar uma bicicleta e rodar o mundo [...]"

Na quinta, dia 07.08, foram realizadas a primeira avaliação da unidade, nas três turmas. Enquanto aos alunos iam respondendo, eu pude - com o consentimento da professora - tirar duvidas pontuais dos alunos. Num determinado momento, ao explicar sobre a Pangeia, um  aluno me fez a seguinte pergunta: " Professor, se o oceano Atlantico está abrindo é possivel que o mundo volte a se unir, virar tudo um continente só? E eu: " Sim, é isso que vai acontecer''. De imediato ele: " Que legal, vou comprar uma bicicleta e rodar o mundo..."!
Colegas bolsistas, Supervisores e Coordenadores, naquele momento, a experiência PIBID valeu a pena pra mim. Meus olhos marejaram e  respondi: " Exato Lucas, exato. Vamos poder rodar o mundo de bike". Além de ter aprendido o que era a Pangeia, o aluno percebeu que o movimento das placas ainda acontecem e que isso vai acarretar no fechamento do oceano pacifico e unindo enfim, toda a massa continental novamente.
Ao final da avaliação, conversei com os alunos sobre o Seminário que eles apresentarão no dia 21.08 sobre Tectonismo e Valcanismo, deixei meu e-mail com alguns alunos para que troquemos dúvidas por sugestões. Também conversei com alguns alunos que tem faltado as aulas, e expliquei a importância da escola e do aprendizado para suas vidas.
Por fim, estou pesquisando atividades que me ajudem a elaborar atividade com aprendizagem significativa, nesse caso, para trabalhar com o tema Relevo, nas proximas semanas. um texto encontrado foi, Atividades Cartográficas -  ALMEIDA, Rosangela; SANCHEZ, Miguel Cesar; PICARELLI, Adriano. Atividades cartograficas. Sao Paulo: Atual, 1995. (v.2), em que são realizadas algumas oficinas com a temática Relevo, sua representação nos mapas e ensino. 

0 comentários:

Postar um comentário