sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Elaine Barbosa - 14 a 18/09

                Essa semana realizamos a intervenção nas turmas do 3° ano. Como a proposta consistia na leitura e interpretação de mapas, fizemos essa proposta relacionada com o conteúdo da unidade que foi a urbanização brasileira (fluxos migratórios no Brasil). Inicialmente preparamos o slide com exposição do conteúdo abordando os tipos de migrações no Brasil: êxodo rural, migração pendular, migração sazonal e migração de retorno (êxodo urbano). A aula foi dialogada com os alunos no qual puderam expor seus conhecimento a respeito do conteúdo. Na atividade desse dia, apresentamos no slide aos alunos, três mapas dos principais fluxo migratório no Brasil da década de 50, 60 e 70. Nesse caso, os alunos foram induzidos a fazerem a leitura do mapa extraindo as informações visíveis instantaneamente, de modo geral, a leitura do mapa foi bastante satisfatória porque atendeu as expectativas do dia. Para a interpretação, apresentamos para os alunos dois mapas: IDH e Densidade Demográfica. Nesse caso, esses mapas serviram aos alunos no auxílio da interpretação dos mapas sobre fluxo migratórios pois, alguns alunos conseguiram relacionar com os mapas de migração, extraindo desses mapas, as informações que não estão explicitas. Aos final, solicitamos que os alunos produzam uma síntese demostrando sua compreensão da aula de hoje, que deverá ser entregue na próxima semana. Na primeira aula com a turma do 3° ano F, não conseguimos realizar a proposta do dia devido a presença de políticos estaduais que foram a escola realizarem palestra.
21 a 25/09
              Nessa semana, demos continuidade as intervenções, inicialmente recolhemos a síntese que foi solicitada na semana passada. Dividimos as turmas em quatro grupos, onde os alunos receberam trechos sobre os tipos de migrações abordadas na semana passado, porém esses trechos não divulgava explicitamente o tipo de migração a que se referia, nesse caso a proposta a atividade se deu da seguinte forma:
  • 1-                       Identificar o tipo de migração que o trecho se refere.
  • 2-                      Qual palavra-chave facilitou na identificação do tipo de migração.
  • 3-                     Sabendo-se que a densidade demográfica é maior no sudeste do que no Nordeste, compare os IDH dessas regiões e explique porque o fluxo migratório se deu maior do Nordeste para o Sudeste.


            Nessa última questão, os alunos recorreram a leitura e interpretação dos mapas realizadas na semana passada, para auxiliar na resposta, alguns grupos tiveram mais facilidade para responder mas, a dificuldade foi maior na maioria das turmas. Cada grupo tiveram 10 minutos para responderem, em seguida abrimos para as discussões, onde cada grupo apresentou as resposta. Em seguida, finalizamos as intervenções ressaltando aos alunos a importância da leitura e a interpretação de mapas para fazerem as provas do Enem.
           Na turma o 3° ano F, demos início na intervenção nessa semana, pois foi a única turma que não conseguimos aplicar as atividades no mesmo período das outras turmas, portanto, só será finalizada na semana que vem. 

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