Essa semana realizamos a intervenção nas turmas do 3° ano.
Como a proposta consistia na leitura e interpretação de mapas, fizemos essa proposta
relacionada com o conteúdo da unidade que foi a urbanização brasileira (fluxos
migratórios no Brasil). Inicialmente preparamos o slide com exposição do
conteúdo abordando os tipos de migrações no Brasil: êxodo rural, migração
pendular, migração sazonal e migração de retorno (êxodo urbano). A aula foi
dialogada com os alunos no qual puderam expor seus conhecimento a respeito do
conteúdo. Na atividade desse dia, apresentamos no slide aos alunos, três mapas
dos principais fluxo migratório no Brasil da década de 50, 60 e 70. Nesse caso,
os alunos foram induzidos a fazerem a leitura do mapa extraindo as informações visíveis
instantaneamente, de modo geral, a leitura do mapa foi bastante satisfatória
porque atendeu as expectativas do dia. Para a interpretação, apresentamos para
os alunos dois mapas: IDH e Densidade Demográfica. Nesse caso, esses mapas
serviram aos alunos no auxílio da interpretação dos mapas sobre fluxo migratórios
pois, alguns alunos conseguiram relacionar com os mapas de migração, extraindo
desses mapas, as informações que não estão explicitas. Aos final, solicitamos
que os alunos produzam uma síntese demostrando sua compreensão da aula de hoje,
que deverá ser entregue na próxima semana. Na primeira aula com a turma do 3°
ano F, não conseguimos realizar a proposta do dia devido a presença de políticos
estaduais que foram a escola realizarem palestra.
21 a 25/09
Nessa semana, demos continuidade as intervenções,
inicialmente recolhemos a síntese que foi solicitada na semana passada.
Dividimos as turmas em quatro grupos, onde os alunos receberam trechos sobre os
tipos de migrações abordadas na semana passado, porém esses trechos não
divulgava explicitamente o tipo de migração a que se referia, nesse caso a
proposta a atividade se deu da seguinte forma:
- 1- Identificar o tipo de migração que o trecho se refere.
- 2- Qual palavra-chave facilitou na identificação do tipo de migração.
- 3- Sabendo-se que a densidade demográfica é maior no sudeste do que no Nordeste, compare os IDH dessas regiões e explique porque o fluxo migratório se deu maior do Nordeste para o Sudeste.
Nessa
última questão, os alunos recorreram a leitura e interpretação dos mapas
realizadas na semana passada, para auxiliar na resposta, alguns grupos tiveram
mais facilidade para responder mas, a dificuldade foi maior na maioria das
turmas. Cada grupo tiveram 10 minutos para responderem, em seguida abrimos para
as discussões, onde cada grupo apresentou as resposta. Em seguida, finalizamos
as intervenções ressaltando aos alunos a importância da leitura e a
interpretação de mapas para fazerem as provas do Enem.
Na turma o 3° ano F, demos início na intervenção
nessa semana, pois foi a única turma que não conseguimos aplicar as atividades
no mesmo período das outras turmas, portanto, só será finalizada na semana que
vem.
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