sábado, 23 de maio de 2015

Jilvana Ferreira- 22/05

  Na semana estive organizando a atividade sobre Orientação Geográfica que aplicaria na sexta-feira     nas turmas do terceiro ano.  A atividade foi um jogo no qual, divididos em 4 equipes, os estudantes     responderam cinco  questões.

 Após responder cada questão, os grupos falavam o porquê da resposta e em seguida, eu corrigia      junto com eles para saber o que estavam errando.

 As questões foram referentes à orientação geográfica. A primeira, porém, como revisão da última  aula, era para distinguir mapas, cartas e plantas, a partir de três imagens: uma carta náutica, um mapa  mundi, a planta do colégio e seu entorno. Expliquei em seguida, a diferença entre as imagens e falei  brevemente sobre a diferença de escala grande e pequena com a imagem do mapa e da planta.

  A segunda questão era para marcar os pontos cardeais na rosa dos ventos considerando o “nascer do  sol”.  Falamos sobre o movimento aparente do sol, a rosa dos ventos e o termo orientação.
 Na terceira questão, com o mapa de Salvador, os estudantes localizaram a porção Sul da cidade. Na  explicação, perguntei a eles, onde o Canela/colégio estava no mapa já que o Sul era a Barra  e tendo  a sala como referência onde estavam os pontos cardeais de Salvador.

 A quarta e quinta questão com o mapa do Brasil, as alunas e os alunos, responderam sobre os  elementos do mapa, todos os estados com suas respectivas capitais do Nordeste brasileiro. Com o  encarte de localização da América do Sul, considerando em linha reta, eles responderam em qual  porção um país se encontrava em relação ao outro.  Não tivemos tempo de corrigir essas últimas.

 Acredito que a atividade foi interessante, pois, eles puderam tirar dúvidas sobre os assuntos    entendendo de forma prática e eu pude ter mais contato com eles. 
 Tiveram contato com o mapa e isso os deixou empolgados querendo entender tudo que ali continha.  Em sua maioria, prestavam atenção na explicação e responderam as questões com seriedade,    vibrando quando acertavam as questões- entendendo a atividade como um jogo-.  Além disso,   todos  participaram e uns ajudaram os outros enquanto grupo a compreender  as questões e até nos    momentos de barulhos, eles mesmo tentaram fazer silêncio entre si.

0 comentários:

Postar um comentário