07/08: Minha primeira atividade foi a reunião geral do PIBID, realizada no IGEO às 14h. Nessa reunião, eu e os novos integrantes do programa fomos apresentados aos demais e redirecionados aos grupos dos colégios designados. No meu caso, conheci Graça - Supervisora do Manoel Novaes e meus colegas de escola. Não sei se foi uma reunião com muitas ou poucas pessoas, por ter sido a minha primeira e eu ainda não ter um parâmetro, porém, me pareceu uma quantidade grande de presentes e tive a impressão de ser um grupo bem unido e tranquilo, sem conflitos ou grandes problemas. Durante a reunião foram sendo organizados os grupos dos colégios com os novos integrantes e o remanejamento de alguns para um de integração entre o PIBID e as escolas.
A Profª Érika chamou a atenção para uma maior participação dos presentes nas atividades do programa como um todo, à exemplo do "PIBID Pipoca".
Conversei com Graça sobre horários disponíveis para mim e fui encaixada no turno matutino da segunda feira, acompanhando cinco turmas de terceiro ano: A, B, C, G e E.
10/08: Minha primeira manhã no colégio foi tranquila, cheguei as 7:20h e encontrei com Graça na sala dos professores. Por ser véspera de feriado do dia do estudante, a maioria dos alunos não compareceu às aulas, com isso, fui apresentada à estrutura do colégio, alguns professores, funcionários e os poucos alunos presentes. Graça me enviou por e-mail o plano feito por Vanessa (bolsista que substituí) e assim pude me situar no andamento das atividades. Fui informada que o tema com o qual devo trabalhar com os alunos para a construção, junto à eles, de um produto final é Xenofobia.
14/08: Houve uma reunião do PIBID Manoel Novaes no IGEO às 14h, porém, não pude participar por um contratempo, longuíssima história que já expliquei pra Graça, mas, resumidamente, estava viajando com a intenção de pegar estrada de volta à Salvador logo na sexta pela manhã cedo, porém, na quinta o pneu do meu carro furou (duas vezes, e o meu reserva não servia pro carro, alguém trocou por um de aro menor) em uma estrada de chão próxima à Nova Redenção/BA, que não tinha nem sinal de celular e muito menos alguém que passasse pra me socorrer, tive que andar 10km até o povoado mais próximo em busca de ajuda e depois de muito trabalho, consegui colocar uma câmara de ar no pneu furado pra conseguir chegar até alguma cidade maior próxima e comprar um pneu novo (e estepe, pois o que estava no meu carro não encaixava de jeito nenhum), entretanto, inacreditavelmente o pneu furou mais uma vez, dessa vez ainda mais distante do povoado e enfim, resumindo tudo, só consegui voltar pra onde estava hospedada as 23h da quinta, onde todo o comércio da cidade já estava fechado, daí tive que aguardar até abrirem as lojas no dia posterior pra poder comprar dois pneus (um para uso e outro para reserva) para assim poder me encaminhar de volta à Salvador, onde não consegui chegar à tempo da reunião.
17/08: Meu primeiro contato com as turmas cheias. Fui apresentada em todas as turmas e acompanhei Graça no recolhimento dos vistos nos cadernos da II unidade. Pude observar melhor a quantidade de alunos em cada turma e a proporção dos que realmente fizeram as atividades solicitadas em detrimento dos que não realizaram. Pude ter uma noção de participatividade e comprometimento de cada turma como um todo, generalizadamente.
Comecei a pesquisa sobre o meu tema do projeto, que, no caso, é Xenofobia. Estou tomando como base alguns livros didáticos de ensino médio e até mesmo um de Fundamental, porém, ainda não consegui definir muito bem como e qual vai ser o produto em si. Já sei que é envolvido com a temática da leitura e interpretação de cartas e mapas e estou tentando inserir o tema especificamente nisso.
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